Módulo Acolhimento – Programa Cegonha Carioca

O Programa Cegonha Carioca responde à percepção da medicina, da sociedade e dos órgãos de planejamento em saúde pública:

  • de reduzir o risco da mortalidade materno-infantil
  • ampliar a demanda pelo pré-natal
  • garantir adesão aos programas de atendimento e educação de gestantes
  • melhorar a qualidade do atendimento no pré-parto, parto e pós-parto

 

 

 

Módulo Acolhimento:Por meio do programa, todas as gestantes que fazem o pré-natal em uma unidade pública de saúde no município do Rio de Janeiro ficam sabendo, antes do parto, em qual maternidade terão seus bebês e têm a oportunidade de visitar o local.”

 

Na hora de ter o bebê, na maternidade, a gestante é recebida por uma equipe treinada e acolhedora, que a acompanha durante toda a sua permanência na unidade. Ela também tem o direito de escolher um(a) acompanhante para ficar ao seu lado durante e após o parto.

 

 

Todas as maternidades da rede pública municipal de saúde contam com uma equipe do Cegonha Carioca na entrada da emergência, composta por enfermeiros generalistas, enfermeiros obstétricos e técnicos de enfermagem. Eles são responsáveis pela classificação de Risco, que visa identificar quais as gestantes precisam ser atendidas primeiro na emergência, tornando o atendimento mais humanizado e eficiente. As enfermeiras não substituem o atendimento médico mas são capacitadas para realizar exames, aferir os sinais vitais do bebê e da mãe, e identificar com segurança quais os casos são mais urgentes. A partir dessa classificação a gestante recebe uma cor na sua ficha, que vai do verde até o vermelho, e que determinará o seu tempo estimado de atendimento.

 

 

As unidades de acolhimento de classificação de risco são compostas por um enfermeiro obstetra, um enfermeiro generalista, um técnico(a) de enfermagem. O programa conta também com duas unidades de sala de parto compostas por equipes de enfermeiro Obstetra. 

 

“Implantado em 2011, o Cegonha Carioca tem como principais objetivos humanizar e garantir o melhor cuidado para mãe e para o bebê – desde o pré-natal até o parto, para reduzir a mortalidade materno-infantil e incentivar a realização de exames pré-natal.”

 

Volume de atendimentos 

Com cerca de 9.300 acolhimentos por mês, realiza aproximadamente de 250/mês partos nas unidades gerenciadas com uma gestão compartilhada de cerca de 2500 visitas Cegonha à maternidade de referência por mês.

Foi um prazer receber você no portal do

Rua da Assembleia 17/17º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ

Todos os direitos reservados ao Centro de Excelência em Política Públicas

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support