Gestão CEPP nas unidades de Paciência

 

O bairro de Paciência tem aproximadamente 95 mil habitantes, 33 mil domicílios e uma área territorial de 2.741,80 hectares. A Avenida Brasil,  principal via de acesso ao Centro da cidade, atravessa o bairro. Assim como a Avenida Cesário de Melo, que liga Santa Cruz a Campo Grande. E uma das estações ferroviárias mais antigas do país leva o mesmo nome do bairro.

 

 

Segundo historiadores o nome curioso, motivo de piadas prontas dos cariocas, vem do antigo Engenho da Paciência, de João Francisco da Silva. Uma das fazendas de cana-de-açúcar mais antigas e importantes no Brasil.

 

 

O Engenho e a fazenda ficavam na Estrada Real de Santa Cruz. Que no início do século XIX se hospedavam príncipes e nobres, nas excursões à Fazenda Real, em Santa Cruz.

 

Em 1897, foi construída a Estação Paciência, uma das mais modernas da época. A passagem da linha do trem ajudou a dar à região um aspecto mais urbano.

Fontes: https://diariodorio.com/breve-historia-do-bairro-de-paciencia/

Foi um prazer receber você no portal do

Rua da Assembleia 17/17º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ

Todos os direitos reservados ao Centro de Excelência em Política Públicas

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support