Humanização no Complexo Neonatal do HMMR Práticas humanizadas pioneiras, desenvolvidas na UTIN do Mariska

Profissional de saúde do HMMR orientando técnicas de amamentação

O COMPLEXO NEONATAL é Composto por UTIN (Unidade de Terapia Intensiva Neonatal), UCINCo (Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional) e UCINCa (Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Canguru), totalizando vinte e cinco leitos. E conta também em sua estrutura com seis leitos para mamães na Casa da Puérpera. Todo o complexo recebe em média 55 internações por mês.

 

Unidade de Terapia intensiva Neonatal

 

Formado por uma equipe multidisciplinar, que tem por objetivo atender aos recém-nascidos de risco e dar o suporte necessário à puérpera, o Complexo tem entre as funções atuantes: médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, além de receber assistência do Serviço Social e Psicologia da unidade.

 

A presença do pai no Complexo Neonatal é de extrema importância para o bebê e para a família

 

A partir dessa estrutura a humanização é pensada com foco no binômio bebê/mãe. O recém-nascido de risco recebe cuidados médicos ao mesmo tempo em que também recebe ações de humanização. A permanência constante da mãe e/ou do pai, a amamentação pelo leite materno sempre que possível (geralmente iniciado de forma mecânica até que possa ser levado ao seio), o contato pele a pele com a mãe durante o processo de exterogestação, a visita de irmãos e avós para fortalecimento do vinculo familiar (sempre que possível) são algumas das ações de humanização realizadas no Complexo que influenciam diretamente na plena recuperação, repercutindo inclusive num menor tempo de internação do recém-nascido.

 

Na terapêutica intensiva são utilizados métodos de relaxamento, alívio de dor e posicionamento para diminuir riscos de lesões futuras e melhorar a qualidade de vida dos recém-nascidos de risco internados na unidade. Entre as técnicas estão o uso do rolinho, o ofurô, a redinha e o canguru.

 

O rolinho é uma versão adaptada para o Ninho redutor de de berço. Pode ser usada uma manta, uma coberta, uma toalha, basta enrolar e prender conforme a imagem.

 

Rolinho deixa o bebê mais seguro no leito, se sentindo aconchegado, com seu espaço limitado como era no útero materno.

 

Terapeuta ocupacional Larissa com recém-nascido no Ofurô

 

Redinha posicionada na incubadora

 

Recém-nascido posicionado na redinha

 

UTIN
A Unidade de Terapia Intensiva Neonatal recebe recém-nascidos de risco no CPN ou CCO da unidade, prematuros e/ou oriundos de intercorrências durante o parto que necessitam de suporte.

 

 

UCINCo
A Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional recebe recém-nascidos que necessitam ser acompanhados de perto, mas não necessitam ou saíram da terapia intensiva.

 

 

UCINCa
A Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Canguru atende aos recém-nascidos que necessitam ganhar peso e permanecem em observação na unidade, mas não demandam cuidados de terapia intensiva. Passam o maior tempo possível em contato pele a pele com a mãe, mas também pode ser realizado com o pai. Por esse motivo recebem o nome de Canguru, pois se assemelham às mamães canguru que mantém seus filhotes em suas bolsas.

 

Papai Canguru

 

Casa da Puérpera
A Casa da Puérpera conta com 06 vagas de moradia para mães que residam longe do Hospital e não disponham de recursos financeiros para ir e voltar de casa diariamente.
Nela as mães tem a sua disposição uma sala de TV, um dormitório, uma copa com geladeira e microondas, um banheiro exclusivo e uma área de serviços com máquina de lavar.
As mães internadas na Casa da Puérpera são antes atendidas pelo Serviço Social, que confirma a elegibilidade para a permanência e dá suporte e assistência a elas.

Foi um prazer receber você no portal do

Rua da Assembleia 17/17º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ

Todos os direitos reservados ao Centro de Excelência em Política Públicas

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support