O imaginário das pessoas quando o assunto é parto humanizado se concentra na via de parto, parto vaginal ou comumente conhecido como parto normal. Mas no ambiente hospitalar existem muitas outras variantes que caracterizam um parto como humanizado e entre elas está a estrutura física e de suporte disponível ao momento do parto, o CPN.
O Centro de Parto Normal (CPN) do HMMR é composto por sete salas PPPs, um espaço de relaxamento e quatro leitos de apoio clínico. As gestantes são internadas em salas individuais, onde permanecerão apenas com o acompanhante até o parto. Nelas contam com banheiro com água quente, bola de pilates, banqueta obstétrica, todos usados como método não farmacológico de alívio da dor durante o trabalho de parto.

As pacientes contam com o suporte constante de uma equipe qualificada de Enfermeiros Obstétricos e técnicos de enfermagem que orientam à gestante e acompanhante e também usam técnicas como musicoterapia, aromaterapia e massagens terapêuticas também para alívio de dor, diminuindo o número de intercorrências medicamentosas durante o pré-parto e parto.

A parturiente é livre para deambular na sala de PPP, pelas áreas do CPN e corredores da unidade, além de ter livre escolha quanto a posição mais confortável para ela no momento do parto.


“O quarto PPP é um ambiente único, de um leito só, em que a parturiente pode viver os três estágios do parto no mesmo local: o pré parto, o parto e o pós parto, sem necessidade de ir para o Centro Cirúrgico no momento do parto. Além disso, esse ambiente dá acesso a métodos não farmacológicos de alívio da dor, que facilita o processo de trabalho de parto normal, além de oferecer conforto lumínico e conforto térmico.
É importante falar que dentro do quarto PPP, os cuidados imediatos com o recém-nascido, após o parto, devem ser feitos lá, em uma bancada para cuidados do RN.
O quarto PPP garante a presença do acompanhante de livre escolha, um trabalho de parto mais tranquilo, além de dar estímulo para a mulher ser mais ativa, deambular, utilizar a bola, cavalinho etc. A mulher já está em um período muito sensível, então esse ambiente de conforto e segurança é muito importante.”
https://portaldeboaspraticas.iff.fiocruz.br/atencao-mulher/principais-questoes-sobre-ambientes-de-atencao-ao-parto/
O primeiro atendimento ao recém-nascido é realizado ainda no PPP pelo pediatra neonatologista. Também ali é realizado o contato pele-a-pele entre mãe e o recém-nascido nos primeiros minutos de vida, considerada a hora de ouro.
