Centro de Parto Normal HMMR

O imaginário das pessoas quando o assunto é parto humanizado se concentra na via de parto, parto vaginal ou comumente conhecido como parto normal. Mas no ambiente hospitalar existem muitas outras variantes que caracterizam um parto como humanizado e entre elas está a estrutura física e de suporte disponível ao momento do parto, o CPN.

O Centro de Parto Normal (CPN) do HMMR é composto por sete salas PPPs, um espaço de relaxamento e quatro leitos de apoio clínico. As gestantes são internadas em salas individuais, onde permanecerão apenas com o acompanhante até o parto. Nelas contam com banheiro com água quente, bola de pilates, banqueta obstétrica, todos usados como método não farmacológico de alívio da dor durante o trabalho de parto. 

Gestante na bola de pilates com acompanhante no CPN

As pacientes contam com o suporte constante de uma equipe qualificada de Enfermeiros Obstétricos e técnicos de enfermagem que orientam à gestante e acompanhante e também usam técnicas como musicoterapia, aromaterapia e massagens terapêuticas também para alívio de dor, diminuindo o número de intercorrências medicamentosas durante o pré-parto e parto. 

Gestante no cavalinho no CPN

A parturiente é livre para deambular na sala de PPP, pelas áreas do CPN e corredores da unidade, além de ter livre escolha quanto a posição mais confortável para ela no momento do parto.

Paciente deambulando no corredor do HMMR antes do parto
Gestante com acompanhante deambulando pelo corredor do HMMR

“O quarto PPP é um ambiente único, de um leito só, em que a parturiente pode viver os três estágios do parto no mesmo local: o pré parto, o parto e o pós parto, sem necessidade de ir para o Centro Cirúrgico no momento do parto. Além disso, esse ambiente dá acesso a métodos não farmacológicos de alívio da dor, que facilita o processo de trabalho de parto normal, além de oferecer conforto lumínico e conforto térmico. 

É importante falar que dentro do quarto PPP, os cuidados imediatos com o recém-nascido, após o parto, devem ser feitos lá, em uma bancada para cuidados do RN.

O quarto PPP garante a presença do acompanhante de livre escolha, um trabalho de parto mais tranquilo, além de dar estímulo para a mulher ser mais ativa, deambular, utilizar a bola, cavalinho etc. A mulher já está em um período muito sensível, então esse ambiente de conforto e segurança é muito importante.”

https://portaldeboaspraticas.iff.fiocruz.br/atencao-mulher/principais-questoes-sobre-ambientes-de-atencao-ao-parto/

O primeiro atendimento ao recém-nascido é realizado ainda no PPP pelo pediatra neonatologista. Também ali é realizado o contato pele-a-pele entre mãe e o recém-nascido nos primeiros minutos de vida, considerada a hora de ouro.

Incubadora usada no primeiro atendimento de vida do bebê

Foi um prazer receber você no portal do

Rua da Assembleia 17/17º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ

Todos os direitos reservados ao Centro de Excelência em Política Públicas

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support