O Centro de Excelência em Políticas Públicas preza pela qualidade na prestação dos serviços de saúde à população e  a qualidade e segurança do ambiente de trabalho dos seus colaboradores. E para tal, realiza periodicamente atividades de educação continuada para os profissionais das unidades geridas. E no Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, em Maricá, não poderia ser diferente. Em 2020, a campanha sobre Segurança do Paciente foi uma das principais atividades realizadas com a equipe.

A campanha Segurança do Paciente, contou com um debate presencial mediado pela Enfermeira Karina Lima, Especialista em CCIH. Karina apresentou o filme “Aprendendo com os Erros” e disponibilizou o link aos colaboradores da unidade. O vídeo mostra em duas etapas erros cometidos em um procedimento que poderiam ser evitados e resultariam em um desfecho positivo.

O Programa Nacional de Segurança do Paciente trabalha com a identificação do usuário, comunicação efetiva, cirurgia segura, higiene de mãos, segurança de medicamentos, quedas e lesão por pressão como temas.

“Criado para que todos os estabelecimentos de saúde do país ampliassem suas qualificações, o PNSP veio ao encontro de abordagens internacionais amparadas, inclusive, em recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS)” afirma o Instituto Brasileiro para Segurança do Panciente.