Hospital da Mulher faz Campanha Educativa no Dia Mundial de Lavagem de Mãos

mãos

                                                                        Infectologista demonstrando os movimentos da higienização

O Hospital da Mulher Mariska Ribeiro comemorou o Dia Mundial da Higienização das Mãos em 5 de maio com uma série de atividades educativas realizadas por profissionais do Centro de Controle de Infecção Hospitalar – CCIH  nas  dependências da unidade.

17414925765_29150206e3_z

                                                              Enfermeira do CCIH visitando os postos de enfermagem da unidade.

Uma palestra com a infectologista responsável pela segurança biológica da unidade  foi apresentada para os profissionais no Centro de Estudos Alkindar Soares , e a enfermeira responsável pelo CCIH realizou durante todo o dia diversas apresentações sobre a forma correta da higienização das mãos para funcionários, clientes, visitantes e acompanhantes.

17413011112_9dc197010a_z

                                                                    Profissional colocando em prática as etapas da higienização

O outono já está terminando e as temperaturas caem e oscilam com dias quentes e é neste período que doenças como tosse, resfriado, gripe, infecção de olhos, de pele e infecções gastrintestinais, como a diarreia, por exemplo, costumam se intensificar. Assim, germes e fungos podem sobreviver e se propagar por mais tempo.

As dez doenças mais comuns por falta de higiene correta são: infecção estomacal, respiratória, gripes, resfriados, diarreia, doenças de pele, espinhas, dor de garganta, infecções no ouvido e erupções na pele. Elas podem ser evitadas com a higienização das mãos frequentemente. Segundo a UNICEF e a OMS, é possível reduzir em até 40% a incidência de infecções, como a diarreia, com o simples ato de lavar as mãos.

O hábito de LAVAR AS MÃOS previne e reduz infecções, promovendo a segurança de pacientes, profissionais e demais usuários dos serviços de saúde.

Utilizar o álcool em gel é eficaz contra todos os tipos de germes (incluindo o vírus da gripe H1N1), além de matar 99,99% das bactérias. “Porém, a total higienização e prevenção de doenças serão garantidas se combinada à lavagem das mãos com água e sabonete, reforçando a remoção mecânica de parasitas.

A Lavagem de Mãos é uma medida SIMPLES, ECONÔMICA E EFICAZ na prevenção de doenças e infecções e um importante para a Saúde Individual e Comunitária.

Fonte: USP

Links relacionados:
ANVISA: Higienização das Mãos e Higienização das Mãos em Serviços de Saúde
OMS – no Brasil: OPAS

Foi um prazer receber você no portal do

Rua da Assembleia 17/17º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ

Todos os direitos reservados ao Centro de Excelência em Política Públicas

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support